sexta-feira, 26 de julho de 2013

Arborizando Arranha-céus - Lloyd Alter

 Florestas verticais e os verdadeiros desafio e ganhos que apresentam!

Bosco Verticale. © Boeri StudioCom conclusão prevista para o fim do ano, Bosco Verticale, do Boeri Studio, será a primeira floresta vertical do mundo. O projeto apresenta diversos prós e contras. Sobre essa polêmica, Lloyd Alter - arquiteto, entusiasta do design sustentável e editor-chefe do site Treehugger, chamou-o de "o render que gerou mil posts em blogs".

Prós e Contras

O maior benefício é o sombreamento. Trepadeiras e árvores são os dispositivos perfeitos porque suas folhas caem, deixando o sol passar no inverno, e sombreando no verão. Obviamente elas absorvem CO2 e limpam o ar. Há poucas desvantagens.

Bosco_verticale_2A maior delas que posso apontar é a adequação das árvores em comparação a trepadeiras e outras plantas. Se estivesse convencido que o resultado seria igual ao render, não teria ressalva alguma.




Como você acha que Bosco Verticale será daqui a dez anos?
Suspeito que não muito diferente do que será um ano após o plantio das árvores, Elas podem não morrer, mas não vão transformar-se na floresta mostrada na renderização. Simplesmente não há espaço para as raízes. Vê-se isso em árvores das cidades o tempo todo; elas sobrevivem, mas crescem realmente, não têm espaço suficiente.
Milão é uma das cidades mais poluídas do mundo, e parte do objetivo do Bosco Verticale é usar suas árvores para limpar o ar. Haverá um efeito sensível na qualidade do ar e como isso afetará as próprias árvores?

Estou certo de que haverá um efeito perceptível na qualidade do ar para as pessoas que vivem no edifício; apenas sentar em baixo de uma árvore é adorável e fresco por conta da sombra e da evapotranspiração.Árvores são os guarda-sóis perfeitos. De diversas maneiras, é absolutamente a coisa mais lógica a fazer em um edifício, são o aparato de sombreamento sazonal perfeito. Minha maior preocupação é que a realidade nunca se equipare à ideia porque, novamente, não estão no solo, mas em uma jardineira de tamanho limitado.

Você escreveu que plantar árvores em edifícios é fazer uma embalagem verde. Pode elaborar isso? Por "embalagem verde" me refiro a usar algo ecológico, como um telhado-jardim ou painéis solares, para disfarçar ou tentar minimizar o impacto de um uso nocivo ou algo que não se encaixa. Esse não é caso deste edifício, as árvores são parte importante dele, sua característica mais marcante.

Que conselho você daria para arquitetos interessados em trabalhar nessa área?  Almocei com um advogado que tinha um problema: seu cliente queria construir casas em vielas sem esgoto e água encanada e ele se perguntou: haviam alternativas? Na verdade existem várias, de coleta de água pluvial a vasos sanitários com compostagem, é possível ficar de fora dos canos bem como dos fios. Telhados verdes e florestas verticais proporcionam um aumento da nossa independência e invulnerabilidade; eu adoraria uma laranjeira na minha varanda para adoçar meu café da manhã. Temos de procurar maneiras de tornar a vida verticalizada tão agradável quanto a térrea, e isto significa: mais ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário