Prefácio
Será arte
ou arquitetura ? A arquitetura contemporânea tem muitas das qualidades de
outras disciplinas , mas , acima de tudo , é muito diversificada. Esta página
apresenta obras de vários arquitetos , cada um deles com seu próprio estilo ,
os seus materiais e a sua influência regional . Perguntaram uma vez ao escultor
americano Richard Serra qual a diferença entre a arte e a arquitetura . '' A arte não tem que concretizar um
objetivo '' , respondeu o artista , é evidente que a arquitetura deve atingir
um objetivo e é aqui que eventualmente reside o seu verdadeiro interesse. Os
artistas não precisam ter em consideração as necessidades da vida cotidiana . A
arquitetura , ao invés , está profundamente ligada a realidade e obrigada a
enfrentar um público que difere do número restrito de apreciadores e críticos
de arte. A arquitetura é para todos ; e um local para viver , para brincar ,
para comer, para apresentar cultura , para movimentar - é o teatro da vida .
quando John Ruskin escreveu , no século XIX , que arquitetura é a maior das
artes , quis com isso dizer que a arquitetura de qualidade devia recorrer a
outras formas de arte, de forma a criar um todo que , em caso ideal ,
representasse a suprema criatividade humana . Hoje em dia , os arquitetos já
não precisam de se associar a outros artistas para atingir algo que possa ser
considerado uma expressão artística . A
arquitetura pode ser arte , tal como é evidente nos melhores trabalhos de Frank
Gehry . No entanto , continua a estar '' condenada '' a preencher uma função.
ARCHITECTS
A - Antoni Gaudí / Affonso Eduardo Reidy / Aldo Rossi / Asymptote / Alberto Campo Baeza / Arata Isozaki / Agustín Hernández Navarro / Adolpho Rubio Morales
B - Bart Prince / Bernard J. Cywinski / Bruce Alonzo Goff
C - Christian de Portzamparc / Coop Himmelb(l)au / César Pelli / CY Lee / Charles Ormond Eames / Carlos Ott / Charles-Louis Girault
D - David Chipperfield / David M. Childs / Dominique Perrault /
E - Eero Saarinen / Éolo Maia / Erick van Egeraat / Eugene van Grecken /
F - Frank Lloyd Wright / Frank Owen Gehry / Future Systems / Francis Barry Byrne
G - Gerrit Rietveld / Gustavo Penna / Günther Behnisch / Gottfried Böhm /
H - Herzog & de Meuron / Helmut Jahn
I - Itsuko Hasegawa
J - Jean Nouvel / Josef Paul Kleihues / John Edward Lautner / Jr e Bernice Alexandra / Justus Dahinden / Jean-Marie Charpentier / James Stirling / Junzo Sakakura
K - Kohn Pedersen Fox Associates (KPF) / Klaus Kada
L - Lina Bo Bardi / Luis Barragán / Ludwig Mies van der Rohe / Ieoh Ming Pei
M - Michael Graves / Mario Botta / Massimiliano Fuksas / Michael Wilford
N - Norman Foster / Nicholas Grimshaw / Niall McLaughlin Architects
O - Oscar Niemeyer /
P - Paul Andreu / Pietro Belluschi / Peter Zumthor
Q -
R - Richard Meier / Rem Koolhaas / Renzo Piano / RMJM / Richard George Rogers / Richard Joseph Neutra / Roger Taillibert
S - Steven Holl /
T - Tadao Ando / Toyo ito / Terry Farrell / Thom Mayne
U - UN Studio Architects
V - Vito Acconci
W - Wiel Arets / Will Bruder /
X -
Y -
Z - Zaha Hadid
Oscar Niemeyer
Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907 — Rio de Janeiro, 5 de dezembro de 2012) foi um arquiteto brasileiro, considerado uma das figuras-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. Niemeyer foi mais conhecido pelos projetos de edifícios cívicos para Brasília, uma cidade planejada que se tornou a capital do Brasil em 1960, bem como por sua colaboração no grupo de arquitetos que projetou a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Sua exploração das possibilidades construtivas do concreto armado foi altamente influente na época, tal como na arquitetura do final do século XX e início do século XXI. Elogiado e criticado por ser um "escultor de monumentos", Niemeyer foi um grande artista e um dos maiores arquitetos de sua geração por seus partidários. Ele alegou que sua arquitetura foi fortemente influenciada por Le Corbusier, mas, em entrevista, assegurou que isso "não impediu que [sua] arquitetura seguisse em uma direção diferente". Niemeyer se destacou por seu uso de formas abstratas e pelas curvas que caracterizam a maioria de suas obras.
A vida é um sopro - Parte 1
Parte 2
(Utrecht, 24 de junho de 1888 — Utrecht, 26 de junho de 1964) foi um arquiteto e designer de produto neerlandês.
Ainda estudante, Rietveld trabalhava com marcenaria e produção de mobiliário. Em 1917, influenciado pelo Neoplasticismo, desenha a Cadeira Vermelha e Azul. Ele próprio, a partir de 1919, quando recebe o diploma, passa a ser um membro importante do movimento, contribuindo para a revista De Stijl.
Em 1924 projetou a Residência Schröder, localizada em sua cidade natal - um marco da arquitetura moderna e representação perfeita das idéias e conceitos defendidos por De Stijl.
Lina Bo Bardi
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma, 5 de dezembro de 1914 — São Paulo, 20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Museu de Arte de São Paulo, São Paulo, 1958 - considerada sua obra prima.
Casa de Vidro de Lina Bo Bardi
Gustavo Penna
(abril de 1950) é um arquiteto brasileiro da cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Considerado expoente nos anos 80 da arquitetura pós-moderna em Minas Gerais.Recebeu prêmios como a Medalha Santos Dumond e a Grande Medalha da Inconfidência.
Antoni Gaudí
(Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquitecto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquitecto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).
Affonso Eduardo Reidy
(Paris, 26 de outubro de 1909 - Rio de Janeiro, 10 de agosto de 1964) foi um arquiteto brasileiro. É considerado um dos pioneiros na introdução da arquitetura moderna no país, sendo um dos grandes nomes do urbanismo moderno no país.
Richard Meier
(Newark, 12 de Outubro de 1934) é um arquitecto dos Estados Unidos.
Em 1984 recebeu o prémio Pritzker, o prémio mais conceituado de Arquitetura.
Zaha Hadid
É uma arquiteta iraquiana identificada com a corrente desconstrutivista da arquitetura. Formou-se em Matemática na Universidade Americana de Beirute. Após se formar, passou a estudar na arquitetura, é considerada muito arrojada e futurista.
Frank Lloyd Wright - foi um arquiteto, escritor e educador estadunidense de ascendência galesa. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade. No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha-céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos,1 dos quais mais de quinhentos construídos,2 Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX.
Antes de se tornar um dos maiores arquitetos de todos os tempos, ele estudou engenharia e, faltando poucas semanas para sua graduação, abandonou o curso e foi trabalhar em Chicago como desenhista no escritório de Silsbee, um arquiteto de renome. Tornou-se a figura chave da arquitetura orgânica, exemplificada pela Casa da Cascata, um desdobramento da arquitetura moderna que se contrapunha ao International style europeu. Foi o líder da Prairie School, movimento da arquitetura ao qual pertencem os projetos da Robie House e a Westcott House, e também desenvolveu o conceito de Usonian home, do qual a Rosenbaum House é um exemplo. Sua obra inclui exemplos originais e inovativos de edifícios dos mais diferentes tipos, incluindo escritórios, templos, escolas, hotéis e museus. Frequentemente detalhava também os elementos a serem empregados no interior de suas construções, tais como mobília e vitrais.
Tadao Ando - é um arquiteto japonês, professor emérito da Universidade de Tóquio.Foi premiado em 1995 com o Prémio Pritzker (a maior distinção formal para um arquiteto), doando os cem mil dólares do prêmio para os órfãos do Terremoto de Kobe.Uma das especificidades de Tadao Ando é que ele não recebeu nenhuma qualificação formal (estudos universitários) para exercer Arquitetura. Tendo trabalhado como caminhoneiro e lutador de boxe, autodidata, passou a estudar por sua conta Arquitetura, tendo viajado pela Europa e pela América do Norte para aprofundar os seus conhecimentos na área.Finalmente em 1969, Ando funda a firma Tadao Ando Architects & Associates. Trabalhando na sua cidade natal de Osaka, o trabalho do autodidata chama, então, a atenção da crítica, dando um empurrão para uma carreira que viria a ser premiada em 1995 com o Prémio Pritzker.
Aldo Rossi - foi um arquiteto e teórico italiano. Era conhecido por usar formas puras: cubos, esferas, cones, etc. Seus principais livros foram: "Arquitetura da cidade" e "Autobiografia científica". O último escreveu praticamente em um hospital depois de passar vários meses nele devido a um acidente.
Álvaro Siza Vieira - é o mais premiado arquiteto contemporâneo português.
Christian de Portzamparc - é um arquiteto e urbanista francês. Graduou-se na École Nationale des Beaux Arts em Paris, em 1970 e desde então tem sido notado por seus projetos arrojados e seu toque artístico; seus projetos refletem uma sensibilidade com seus ambientes e a cidade é um princípio básico de seus trabalhos. Foi o vencedor do Prémio Pritzker de 1994.É responsável pelo projeto da Cidade das Artes, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Eero Saarinen -foi um famoso arquiteto finlandês.Era filho do arquiteto finlandês Eliel Saarinen e emigrou para os Estados Unidos em 1923, tendo estudado arquitetura na Universidade de Yale. Após um curto período na Europa, em 1935 passou a lecionar na Cranbrook Academy of Art, da qual seu pai foi o primeiro presidente. Em 1937, iniciou um sociedade com Charles Eames, que os levou ao desenvolvimento de uma série de móveis bastante vanguardistas, premiados várias vezes no MOMA.
Desenhou também vários móveis para a Knoll International com grande sucesso, entre eles, a coleção Womb (1947 - 1948) e a coleção Pedestal, com a famosa cadeira Tulipa (1955 - 1956).
Éolo Maia - foi um arquiteto brasileiro com importante influência na arquitetura contemporânea mineira.Estudou Arquitetura em Belo Horizonte,na Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, formando-se em 1967.Produziu muitos projetos em parceria com sua companheira Jô Vasconcellos.Contestador e irreverente, criou, no final da década de 1970, junto com Jô Vasconcellos e o arquiteto Sylvio de Podestá, as revistas Vão Livre e Pampulha, onde constestou os modelos de arquitetura vigentes.
Jean Nouvel - é um arquiteto francês. Nouvel estudou na École des Beaux-Arts em Paris e foi um membro fundador da Mars 1976 e Syndicat de l'Architecture. Ele obteve um número de distinções de prestígio, ao longo de sua carreira, incluindo o Prémio Aga Khan para a Arquitectura (tecnicamente, o prêmio foi concedido para o Institut du Monde Arabe que Nouvel )
Luis Ramiro Barragán Morfin - foi um dos arquitetos mexicanos mais importantes do século XX e o único de sua nacionalidade a obter um Prêmio Pritzker em 1980 (segundo ano do prêmio).Barragán atuou com uma arquitetura única, distinta, que remete tanto a ideologia do Movimento Modernista Europeu, como ao regionalismo tradicional mexicano. Essa mescla concebida cria uma arquitetura singular, de beleza e emoção, permitindo o estranhamento, a reflexão e a contemplação de todo conjunto de obra desse “arquiteto”.
Michael Graves - é um arquitecto pós-moderno estado-unidense. Tornou-se especialmente famoso pelos adereços domésticos de design que criou e que são vendidas pela empresa Target, além uma vasta gama de produtos criados para Phillips Electronics, Black and Decker, e Disney.
Paul Andreu (nascido em 10 julho de 1938) é um arquiteto francês.
Wiel Arets
Asymptote
Mario Botta (1 de abril de 1943) é um arquiteto suíço, nascido em Mendrisio, Ticino.
Will Bruder (nascido em 1946 em Milwaukee, Wisconsin) é um arquiteto americano.
Bruder estudou arte e engenharia, mas não teve nenhum treinamento formal universitário em arquitectura. Depois de receber um Bachelor of Fine Arts em escultura pela Universidade de Wisconsin-Milwaukee, em 1968, ele trabalhou e estudou com Paolo Soleri, onde adquiriu experiência de campo em carpintaria, serralharia e alvenaria. Através do aprendizado com Soleri e com Gunnar Birkerts, ele obteve o registro como arquiteto e abriu a prática em 1974. Ele é o presidente de seu estúdio - Will Bruder Architects, LLC - in Phoenix, Arizona.
Alberto Campo Baeza é um arquiteto espanhol. O seu trabalho centra-se na exploração de tecnologias construtivas elementares para produzir espaços minimalistas, em contraste entre materialidades pesadas e ligeiras e os espaços por elas geradas.
David Chipperfield
Coop Himmelb(l)au - é uma empresa cooperativa de projetos arquitetônicos inicialmente localizada em Viena, Áustria e que atualmente também mantém escritórios em Los Angeles, Estados Unidos da América e Guadalajara, México. O nome da empresa Himmelblau é traduzida do alemão para o português como 'céu azul', Himmelbau traduzido como 'construção celestial'. O termo Coop no título é a abreviatura no mundo dos negócios para cooperativa.
Coop Himmelblau foi fundada por Wolf Prix, Helmut Swiczinsky e Michael Holzer e ganhou destaque internacional através de Peter Eisenman, Zaha Hadid, Frank Gehry e Daniel Libeskind com a exposição de 1988, "Deconstructivist Architecture" no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Seus trabalhos abrangem desde prédios comerciais até projetos residenciais.
Erick van Egeraat - nascido em 27 de Abril de 1956, Amsterdam ,é um arquiteto holandês.
Norman Foster Barão Foster do Tâmisa OM, RIBA (Stockport, 1 de junho de 1935) é um renomado arquiteto inglês, conhecido mundialmente pelo seu estilo ousado de desenhar prédios importantes, principalmente na Europa e na Ásia, e por sua preocupação com o meio ambiente.
Massimiliano Fuksas (Roma, 9 de janeiro de 1944) é um arquiteto italiano. Formou-se na Universidade La Sapienza de Roma em 1970. Trabalhou na capital italiana, Paris (1989) e Viena (1993).
Frank Owen Gehry, nascido Ephraim Owen Goldberg (Toronto, 28 de fevereiro de 1929) é um arquiteto canadense, naturalizado norte-americano.
Ganhador do Pritzker Prize, que é tido como o Nobel da arquitetura.
Sir Nicholas Grimshaw, CBE (nascido em 9 de outubro de 1939) é um arquiteto Inglês proeminente, particularmente notável por vários edifícios modernistas, incluindo a estação de trem de Londres Waterloo Internacional e do Eden Project, em Cornwall. No final de 2004, ele foi eleito presidente da Royal Academy.
Herzog & de Meuron é um escritório suíço de arquitetura, fundado e mantido em Basiléia, Suíça, desde 1978.
A Arena de Munique, projeto de Herzog & de Meuron
Seus sócios-fundadores são Jacques Herzog (19 de abril de 1950) e Pierre de Meuron (8 de maio de 1950), ganhadores do prêmio Pritzker de 2001.
Central Stairs in IKMZ Library by Herzog & de Meuron
Steven Holl - é um arquiteto e aquarelista americano
.
Arata Isozaki - em japonês: 磯崎新, (Oita, 23 de Julho de 1931) é um arquitecto japonês. Recebeu a medalha de ouro do RIBA em 1986. Formou-se na Universidade de Tóquio e foi discípulo de Kenzo Tange.
Toyo ito é um arquiteto japonês conhecido por criar arquitetura conceitual, em que ele procura simultaneamente expressar os mundos físico e virtual. Ele é um expoente da arquitetura que aborda a noção contemporânea de uma cidade "simulado", e tem sido chamado de "um dos arquitetos mais inovadores e influentes do mundo." Em 2013, Ito foi premiado com o Prêmio Pritzker, um dos mais prestigiados prémios arquitetura.
Josef Paul Kleihues - foi um arquiteto alemão, mais conhecido por suas longas décadas de contribuições para a "reconstrução crítica" de Berlim. Sua abordagem de design tem sido descrito como "racionalista poética"
Kohn Pedersen Fox Associates (KPF), uma empresa de arquitetura responsável por vários edifícios de renome mundial, fornece o projeto arquitetônico, interior e urbanas, bem como os serviços de planejamento de programação e mestre para clientes dos setores público e privado. KPF é um dos maiores escritórios de arquitetura do mundo e é atualmente a maior em Nova York , onde sua sede está localizada. O portfólio da empresa inclui corporativo, hospitalidade, residencial, acadêmicas, cívicas, culturais e projetos de uso misto localizados em mais de 35 países.
Remment Lucas Koolhaas, mais conhecido como Rem Koolhaas, é um arquitecto, teórico da arquitetura neerlandês. É professor de Arquitetura e Desenho Urbano na Universidade Harvard.
John Edward Lautner (16 de julho de 1911 - 24 de outubro de 1994) foi um arquiteto americano influente, cujo trabalho no sul da Califórnia combinado engenharia progressiva com design humano e dramático toque da era espacial.
Itsuko Hasegawa , é um arquiteto japonês notável.
Niall McLaughlin Architects é um escritório de arquitetura em Londres, Inglaterra. Eles colocam uma forte ênfase no uso criativo de materiais de construção, as qualidades da luz ea relação entre o edifício e seus arredores.
Bart Prince - Arquiteto americano. A partir de 1970, ele trabalhou com Goff, absorvendo forte sentimento do lat-ter para as formas naturais, e estabeleceu seu próprio escritório em 1973. Um expoente da arquitetura orgânica (no sentido de responder às características naturais do local, e usando materiais simpáticos), ele completou Pavilhão da Goff japonês, Los Angeles County Museum (1979-1989), e projetou inúmeros edifícios de interesse (por exemplo, o seu próprio casa e estúdio, Albuquerque, NM (1980-3), Joe e Etsuko Preço House, Corona del Mar, CA (1983-1990), o Príncipe House, Albuquerque (1985-8), Mead / Penhall Residence, Albuquerque (1992-3 ), a Casa Hight, Mendocino County, CA (1994-5), o Sziklai House, Carefree, AZ (1996-7), e Skilken House, Columbus, OH (1996-7).
Renzo Piano (Gênova, 14 de setembro de 1937) é um arquiteto italiano.
Partidário da arquitetura high-tech, sua obra mais conhecida é o Centro Georges Pompidou, em Paris.
Eugene van Grecken
César Pelli (Tucumán, 12 de outubro de 1926) é um notável arquiteto argentino conhecido por construir um dos maiores arranha-céus do mundo, as Torres gémeas Petronas.
Pelli emigrou para os Estados Unidos da América em 1952 e se naturalizou cidadão norte-americano em 1964. Após estudar arquitetura na Universidad Nacional de Tucumán, Pelli completou seus estudos na Escola de Arquitetura da Universidade de Illinois at Urbana-Champaign. Iniciou sua carreira no escritório de Eero Saarinen em New Haven. Foi reitor da Universidade de Yale de 1977 a 1984. Atualmente é dono de uma firma de engenharia que emprega 100 arquitetos sediada em New Have.
CY Lee (30 de dezembro de 1938 (74 anos), é um arquiteto chinês com sede em Taiwan. Nascido na província de Guangdong, na China. Ele recebeu seu diploma de bacharel da National Cheng Kung University, (Tainan, Taiwan) e seu mestrado pela Universidade de Princeton (Princeton, New Jersey, EUA). Ele dirigiu o projeto do Taipei 101, arranha-céu mais alto do mundo, no momento da conclusão, em 2004.
Agustín Hernández Navarro (nascido em 29 de fevereiro de 1924 na Cidade do México) é um arquiteto e escultor mexicano.
Michael Wilford, é um arquiteto Inglês
Terry Farrell, CBE, RIBA, FRSA, FCSD, MRTPI (nascido em 12 de maio de 1938) é um arquiteto britânico.
RMJM (Robert Matthew Johnson Marshall) é um escritório de arquitetura internacional, fundada em Edimburgo, na Escócia, em 1956, pelos arquitetos Robert Matthew e Stirrat Johnson-Marshall. Os primeiros escritórios da prática foram a sua sede em Edimburgo, e outra em Londres , RMJM opera atualmente fora de escritórios em Istambul, Dubai, Glasgow, Hong Kong, Londres, Moscou, Nova York, Xangai, Cingapura, São Petersburgo, Vladivostok e Washington DC.
Richard George Rogers, Barão Rogers de Riverside (Florença, 23 de julho de 1933), é um arquiteto britânico.Em 2006, foi o vencedor do Prémio Stirling pelo terminal 4 do Aeroporto de Barajas e em 2007 recebeu o Prêmio Pritzker pelo conjunto de sua obra.
Future Systems - liderado por Administração Jan Kaplicky e Amanda Levete.Foi fundada por Kaplicky depois de trabalhar com Denys Lasdun, Norman Foster, Renzo Piano e Richard Rogers. O trabalho dos Future Systems podem ser classificados dentro dos arquitetos britânicos de alta tecnologia como a arquitectura biônico ou amorfos, formas orgânicas, por vezes referido como "blobitecture". "Comparado com seus pares, Kaplicky foi o encarnado avant-garde, perseguindo implacavelmente a nova coisa nova, recusando-se a estabelecer-se em algum previsível e confortável, nicho da arquitetura.
Ludwig Mies van der Rohe, (Aachen, 27 de março de 1886 — Chicago, 17 de agosto de 1969) foi um arquiteto alemão naturalizado americano, considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, sendo geralmente colocado no mesmo nível de Le Corbusier ou de Frank Lloyd Wright.
Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que prima pelo racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros mas que transmitem uma determinada concepção de elegância e cosmopolitismo. Também é famoso pelas várias frases cridas por ele, algumas delas são conhecidas praticamente no mundo todo, como é o caso das frases "less is more " ("menos é mais") e "God is in the details" ("Deus está nos detalhes").
Mies van der Rohe procurou sempre uma abordagem racional que pudesse guiar o processo de projeto arquitectônico. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades impostas pelo lugar, segundo o preceito do minimalismo.
Klaus Kada (nascido em 20 dezembro de 1940 em Viena) é um arquiteto austríaco.
UN Studio Architects -
Adolpho Rubio Morales, foi um arquiteto brasileiro (Chavantes, 12 de janeiro de 1924, São Paulo, 13 de outubro 2011) . Dentre seus projetos estão o Palácio 9 de Julho , que abriga a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e o edifício da Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, em parceria com o arquiteto Eduardo Corona .
Vito Acconci (nascido em 24 de Janeiro de 1940 no Bronx, em Nova Iorque) é um arquiteto e artista contemporâneo.
Francis Barry Byrne (19 de dezembro de 1883 - 18 de Dezembro de 1967), arquiteto estadunidense, inicialmente era membro do grupo de arquitetos conhecido como Prairie School. Depois do fim do grupo, cerca de 1914-16, Byrne continuou a desenvolver seu estilo pessoal tornado-se um arquiteto de sucesso.
Pietro Belluschi (Ancona, 18 de agosto de 1899 — Portland, 14 de fevereiro de 1994) foi um arquiteto ítalo-estadunidense, líder da arquitetura moderna e responsável pelo projeto de mais de mil edifícios.
Gordon Bunshaft (Buffalo, 6 de maio de 1909 — Nova Iorque, 6 de agosto de 1990), foi um arquitecto americano, graduado em 1933 pelo Massachusetts Institute of Technology e mestre em 1935.Gordon Bunshaft é sem dúvida um dos mais respeitados arquitetos americanos, no entanto sua arquitetura é mais conhecida que seu nome.
Empreendeu viagem pela Europa de 1935 a 1937 e em seu retorno se torna gerente de projetos no recente escritório Skidmore, Owings & Merrill. Gordon permanece no cargo até 1942 e em 1949 associa-se à empresa.Seu projeto mais famoso é a Lever House em New York City (1952), que exerceu grande influência na arquitetura americana e se tornou o modelo da caixa de vidro urbana através dos anos 50.Em 1988 recebeu, conjuntamente a Oscar Niemeyer, o prémio Pritzker - considerado a principal premiação mundial da arquitetura.
Charles Ormond Eames, Jr (1907–1978) e Bernice Alexandra "Ray" Eames (1912–1988) foram um casal de designers norte-americanos, autores de contribuições significativas e notáveis para a arquitectura e mobiliário modernos, com uma vasta obra nos campos do design gráfico e industrial, belas artes e cinema.
David M. Childs nasceu em 1941, em Princeton, Nova Jersey. É consultor de arquitetura na Skidmore, Owings, & Merrill que tem projetos por todo o mundo e, atualmente, está projetando a Freedom Tower, em Nova Iorque.
Bernard J. Cywinski (29 de março de 1940 - 2 de março de 2011) foi um arquiteto norte-americano, cujos trabalhos incluíram o Liberty Bell Pavilion construído em 2003, que abriga o Sino da Liberdade no Independence National Historical Park, na Filadélfia, Pensilvânia.
Maya Lin - é uma artista estadunidense que se tornou conhecida pelas sua obras arquitectónicas e paisagísticas. Maya Lin é sobrinha de Lin Huiyin. O seu trabalho mais conhecido é o Monumento aos Veteranos do Vietname.
Daniel Libeskind, nascido a 12 de Maio de 1946 em Lódź, Polónia, filho de sobreviventes do Holocausto, é um arquitecto que se naturalizou americano em 1965. A sua arquitectura usa uma linguagem de ângulos imponentes, geometrias que se intersectam, fragmentos, vazios e linhas picadas de uma forma exuberante. Foi o arquitecto de diversos museus e galerias, incluindo o Museu Judaico de Berlim, o Museu Felix Nussbaum em Osnabrück, o Imperial War Museum North em Manchester.
Desenvolveu uma proposta para a Freedom Tower que não foi executada por ser considerada vulnerável as questões de segurança contra ataques terroristas.
Dominique Perrault - arquiteto francês, nascido em 1953, Dominique Perrault recebe o diploma de arquiteto em 1978, pela Escola Superior de Belas-Artes, Paris; em 1979 recebe o diploma superior de planificação urbana, pela Escola Superior des Ponts et Chaussée, Paris; e em 1980 pós-gradua-se em História, pela Escola de Estudos Superiores em Ciências Sociais, igualmente em Paris.
É membro da Academia de Arquitetura de França; desde 1998 é presidente do Instituto Francês de Arquitetura (IFA); cavaleiro da Legião de Honra; membro honorário da Associação de Arquitetos Alemães (BDA) e do Real Instituto de Arquitetos Britânicos.
Desenvolve desde 1997 a atividade académica, lecionando nos Estados Unidos (Nova Orleães e Chicago), Espanha (Barcelona) e Suíça (Zurique).
Tem obras e projetos publicados em livros e revistas da especialidade desde 1994, e em diversos países, como Suíça, Alemanha, França, Itália, Portugal, Austrália e Espanha.
Thom Mayne (Waterbury, 19 de janeiro de 1944) é um arquiteto norte-americano, conhecido mundialmente pelas formas esculturais e descontrutivistas dos seus projetos.
Desenvolve a sua prática profissional no Morphosis, escritório de arquitetura localizado em Santa Mônica, Califórnia, do qual é sócio fundador.
Foi o vencedor do Prêmio Pritzker em 2005.
Richard Joseph Neutra (8 de abril de 1892 – 16 de abril de 1970) é considerado um dos mais importantes arquitetos do modernismo.
Carlos Ott (Montevidéu, 16 de Outubro, 1946), arquiteto uruguaio.Em 1989 se fez famoso com a nova Ópera da Bastilha em Paris.Na atualidade vive e trabalha no Canadá.
Justus Dahinden (Zurique, Suíça, 18 de maio de 1925) é um arquiteto suíço, professor um escritor de textos sobre arquitetura.Resgatar o sentido antropológico da arquitetura, cujo centro focal deve ser o homem: para Justus Dahinden, em sua atividade como arquiteto e professor, a arquitetura deve estar sempre a servico desse homem, respondendo a todos os níveis de necessidades biológicas, socias, psicológicas e principalmente espirituais. Em seus projetos procura sintetizar esses níveis em uma totalidade organizada, capaz de abarcar a vida, inclusive em seu sentido cosmogónico.
Peter Zumthor (26 de abril de 1943) é um arquitecto suíço, vencedor do Prémio Pritzker em 2009.
Jean-Marie Charpentier (Paris, 27 de abril de 1939 - 24 de dezembro de 2010) foi um arquiteto e urbanista francês.
Charles-Louis Girault (Cosne-Cours-sur-Loire, 1851 — Paris, 1932) foi um arquiteto francês.
Roger Taillibert nascido em 1926,em Châtres-sur-Cher(Loir-et-Cher) é um arquiteto francês, notável por projetar o Parc des Princes e o Olympic Stadium em Montreal, Canadá.
James Stirling (Glasgow, 22 de Abril de 1926 — Londres, 25 de Junho de 1992) foi um arquiteto do Reino Unido. Em 1981 recebeu o prêmio Pritzker, que é o prêmio mais conceituado de Arquitetura.
Günther Behnisch , Dresden, 12 de junho de 1922 — Stuttgart, 12 de julho de 2010) foi um arquitecto alemão.
Behnisch foi um dos mais proeminentes arquitectos do movimento designado por Arquitetura desconstrutivista.
Gottfried Böhm (Offenbach am Main, 23 de janeiro de 1920) é um arquitecto alemão.Em 1986 recebeu o prémio Pritzker, o prémio mais conceituado de arquitectura.
Helmut Jahn (Nuremberga, 4 de janeiro de 1940) é um arquiteto teuto-americano, desenhista de dezenas de edifícios importantes ao redor do mundo.
Entre as mais conhecidas criações, são o Sony Center no Potsdamer Platz, Berlim, o Messeturm em Frankfurt e o One Liberty Place, anteriormente o edifício mais alto em Philadelphia, Pennsylvania
Após frequentar a Universidade Técnica de Munique de 1960 a 1965, trabalhou com Peter C. von Seidlein por um ano. Em 1966 emigrou a Chicago para estudar arquitetura no Illinois Institute of Technology, deixando escola sem ganhar seu diploma.
Bruce Alonzo Goff (08 de junho de 1904 - 4 de agosto de 1982) foi um arquiteto americano distingue-se pelo seu design orgânico, eclético, e muitas vezes extravagante para casas e outros edifícios em Oklahoma e em outros lugares.
Junzo Sakakura , 1901-1969 foi um arquiteto japonês e ex-presidente da Architectural Association of Japan.Depois de se formar na universidade, ele trabalhou em atelier de Le Corbusier em Paris. Ele subiu para a posição de chefe de estúdio durante sua estadia de sete anos no estúdio.
Ele formou sua própria prática em seu retorno para o Japão tornar-se um membro importante do movimento modernista. Em 1959, ele colaborou com Le Corbusier no Museu Nacional de Arte Ocidental, em Tóquio.
Ieoh Ming Pei ,Chinês naturalizado americano arquiteto IM Pei, que é mais conhecido na Europa por sua transformação do Louvre, em Paris, foi nomeado hoje como o destinatário de um dos mais prestigiados prêmios de arquitetura do mundo, a Medalha de Ouro Real.
Dada em reconhecimento do trabalho de toda uma vida, a Royal Gold Medal for aprovado pessoalmente pela rainha da Inglaterra e é dada a uma pessoa ou grupo de pessoas que tiveram uma influência significativa ", direta ou indiretamente sobre o avanço da arquitetura".
IM Pei é um dos arquitetos mais prolíficos de todos os tempos tendo completado mais de 170 projetos e mais de 50 planos diretores. Na idade de 92, ele permanece ativamente engajados na arquitetura. Sua obra abrange facilmente a divisão entre arquitetura comercial e cultural, e ele é igualmente respeitado e procurado pelos clientes em todos os campos . Pei trabalhou como instrutor e depois como professor assistente na Universidade de Harvard antes de se juntar Webb & Knapp Inc., em Nova York, em 1948. Pei trabalhou como chefe da divisão de arquitetura de Webb e Knapp, Inc. até 1960, quando renunciou e fundou seu próprio escritório de arquitetura, IM Pei & Partners, de Nova York, que em 1979 tornou-se Pei Cobb Freed & Partners.
Devido à sua dependência de formas e materiais, como pedra, cimento, vidro e aço abstrato, Pei tem sido considerado um discípulo de Walter Gropius e Marcel Breuer, tanto de quem estudou com a Harvard. No entanto, o trabalho de Pei não sugere a sua principal preocupação é a teoria. Ele não acredita que a arquitetura deve encontrar formas para expressar as vezes ou que ele deve permanecer isolado das forças comerciais.
Depois de construir em grande parte em concreto, durante muitos anos, mais recentemente Pei projetou muitos sofisticados de vidro cobertas de edifícios vagamente relacionadas com o movimento high-tech. No entanto, muitos de seus projetos resultam de conceitos de design originais. Ele freqüentemente trabalha em grande escala e é conhecido por seus desenhos geométricos, pontiagudos .
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário